Cérebro
Neste primeiro vídeo pretendo mostrar uma pequena apresentação sobre o tema. No segundo pretendo fazer uma referência a um sub-tema do cérebro, referenciado num dos documentários visualizados nas aulas, "Segredos da Mente", ou seja, pretendo mostrar mais uma doença ou segredo neuronal, como, neste caso, o "Síndrome de Tourette" ou "Síndrome do Palavrão". Esta é uma doença muito interessante e acho que todos nós queremos saber mais sobre este síndrome. Há imensos vídeos sobre este tema mas, escolhi este porque acho que retrata perfeitamente o que é doença, os seus sintomas e as consequências que traz para os seus familiares e amigos. Peço desculpa pela língua falada no vídeo e as suas legendas, mas acho que se percebe bem e por ser tão esclarecedor é que o pus aqui no meu portefólio.
Esta doença é uma desordem neurológica caracterizada por tiques, reações rápidas, movimentos repentinos (espasmos) ou vocalizações que ocorre repetidamente da mesma maneira com considerável frequência. Esses tiques motores e vocais mudam constantemente de intensidade e não existem duas pessoas no mundo que apresentem os mesmos sintomas.. O que será da família desta rapariga, vítima deste síndrome? Como se sentirão ao saber que este síndrome não tem cura certa? Maior parte das vezes, vemos estas pessoas em vídeos, documentários, até se podermos, ao vivo, e dá-nos vontade de rir, porque tem uns espasmos, os tiques, as reações, etc. muito repentinos que não sou muito normais para uma pessoa ver mas, no fundo, não tem piada nenhuma porque imaginemos se fosse connosco? Imaginemos a vontade de viver que a própria pessoa que sofre da doença tem e, até de todos os familiares e amigos, imagine o que sentem. Não tenho ninguém próximo afetado por esta doença mas, acho que devemos respeitar todos de forma igual e estas pessoas já têm problemas suficientes.
Para este subtema dos segredos neuronais aconselho a quem não viu, o documentário referido anteriormente, "Segredos da Mente" e a pesquisar sobre este tópico porque existem várias doenças/síndromes que poucas pessoas conhecem e são muito interessantes, até por vezes engraçadas, por exemplo, quando estava a estudar este tema, comentei em minha casa os vários tipos de síndromes referidos no documentário e o meu pai disse que tinha um amigo que quando vivia em casa da minha avó, esse amigo dele caiu, bateu com a cabeça, teve algum tratamento e um tempo depois de ficar consciente levou mais de dois anos a falar só e perfeitamente francês e, este amigo era uma pessoa que só falava português. É uma história curiosa e que já procurei o nome deste "segredo neuronal" mas, infelizmente não encontrei do que se trata. Algumas destas doenças, por vezes, são engraçadas mas, existem outras que infelizmente são tristes e que nos deixam comovidos de certa forma que nos leva a pensar no que aconteceria se fosse connosco.